quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Educadores ambientais e suas obras

Gamsci


Nascido no norte da ilha mediterrânea da Sardenha, numa aldeia denominada Villa Cisper. Era o quarto dos sete filhos de Francesco Gramsci, um homem que tinha vários problemas com a polícia. Sua família passou por diversos comunes da Sardenha até finalmente instalar-se em Ghilarza. Gramsci aderiu ao Partido Socialista em 1913. Em 1919 rompeu com o partido, formou um grupo a partir de sua ala esquerda, na órbita do diário Ordine Nuovo, organizou o movimento dos conselhos de fábrica de Turim, embrião do futuro Partido Comunista italiano, de que foi co-fundador em 1921. Em 1920, dirigiu a grande greve geral de Turim e em 1924 fundou o diário L'Unità, órgão central do Partido Comunista da Itália. Secretário-geral do partido e parlamentar desde 1924, em 1926 foi preso e condenado a 20 anos de prisão por um tribunal especial fascista. Morreu no hospital em conseqüência de sua estada na prisão. Seus numerosos escritos, redigidos em grande parte quando estava preso e editados postumamente (Cadernos do Cárcere, seis volumes, 1947), influenciaram profundamente, com os de outro grande teórico comunista, Palmiro Togliatti, o ideal marxista. Os 32

Livro: Cadernos do Cárcere, de 2.848 páginas.


Michele Sato

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas (1982), mestrado em Filosofia (1992), doutorado em Ciências (1997) e pós-doutorado em Educação (2007). Atualmente é docente da Universidade Federal de Mato Grosso, docente credenciada na pós-graduação em ecologia da Universidade Federal de São Carlos, consultora – United Nations Educational Scientific And Cultural Organisation, – editora chefe da Revista Brasileira de Educação Ambiental, perita – Japan International Cooperation Agency, facilitadora das Redes de Educação Ambiental de: Mato Grosso (REMTEA), Brasil (REBEA) e internacional (REDELUSO). É consultora ad hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Tem experiências nacionais e internacionais na área de Educação Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: sustentabilidade – arte – fenomenologia – mitologia – ecologismo.

Livros:Educação Ambiental, Educação Ambiental Pesquisa e Desafio ,Agenda 21 em Sinopse.




Nenhum comentário:

Postar um comentário